Convidados
Bianca Simãozinho
Mestre Convidado Baixada Fluminense
Bianca Simãozinho, 37 anos, é uma empreendedora cultural e social com uma carreira impressionante de 21 anos dedicada ao desenvolvimento de projetos inovadores e transformadores. Aos 14 anos, lançou seu primeiro projeto cultural, Brincando de Ler, nas escolas públicas, e aos 16, fundou o Instituto Mundo Novo. Sua paixão pela cultura e educação levou à criação do Projeto Arte com Visão, reconhecido como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2009.
Bianca aprovou seu projeto Cine Simãozinho no Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura em 2010 e foi agraciada com o prêmio Jovem Agente de Cultura pelo Ministério da Cultura e o prêmio Favela Criativa pela Secretaria Estadual de Cultura em 2015. Além disso, venceu os editais Pontos de Leitura e Pontinho de Cultura em 2011 e 2012, respectivamente, e foi contemplada no Edital Cultura e Cidadania da Casa da Moeda do Brasil em 2009 e 2010.
Demonstrando um compromisso contínuo com a arte e a cultura, Bianca criou e desenvolveu o primeiro festival de dança da cidade de Mesquita, que reuniu mais de 500 bailarinos da Baixada Fluminense através do Edital Micro Projetos Culturais da Secretaria de Cultura. Ela também idealizou o projeto Ateliê Mundo Novo, que foi o tema de sua dissertação de mestrado em Economia Criativa.
Formada em Serviço Social pela Unisuam, Bianca é Mestre em Gestão Estratégica de Economia Criativa pela ESPM e especialista em projetos do terceiro setor pela FGV. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Faz a Diferença do Jornal O Globo em 2006, entre muitos outros prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira. Bianca Simãozinho continua a impactar positivamente sua comunidade e o setor cultural com seu talento, dedicação e visão inovadora.